Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Embaixada alemã responde a Sócrates

A Embaixada da Alemanha em Lisboa respondeu às declarações de José Sócrates ao semanário Expresso no passado fim-de-semana, afirmando que o país sempre foi um “parceiro fiável” de Portugal e que a superação da crise é um “interesse comum”, conta o Jornal de Negócios.

Embaixada alemã responde a Sócrates
Notícias ao Minuto

13:30 - 22/10/13 por Notícias Ao Minuto

Política Comunicado

O Jornal de Negócios pediu uma reacção à polémica entrevista de José Sócrates, dada semanário Expresso, à Embaixada da Alemanha em Lisboa e obteve resposta.

“A Alemanha sempre foi um parceiro fiável e tem apoiado Portugal na superação da crise financeira. Assegurar a estabilidade da moeda comum, bem como emergir desta crise de forma fortalecida, com maior crescimento e emprego, foram e continuam a formar o interesse comum de ambos países”.

O pedido do jornal surge na sequência da entrevista que no passado sábado José Sócrates, antigo primeiro-ministro, deu ao Expresso e na qual se referiu ao ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, como “aquele estupor", acrescentando que “todos os dias esse filho da mãe punha notícias nos jornais contra nós”.

Sócrates ainda atestou: “E ligávamos para a Merkel e ela, com quem me dava bem, dizia que vinha do gabinete dele”, implicando que Merkel nem sabia das acções do ministro.

A embaixada alemã escreveu ainda que “o governo federal da Alemanha tem sempre apoiado o seu parceiro português nas necessárias e frequentemente difíceis medidas adoptadas. Para tal, a Alemanha deu desde o início - e de forma resoluta - o seu grande contributo aos fundos de resgate europeus e aos fundos estruturais da União Europeia” e que “também no futuro Portugal poderá continuar a contar com a Alemanha”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório