Procurar

O que Passos respondeu ao País

Ao longo de quase duas horas, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, foi questionado, em directo, na antena da RTP1, por 20 portugueses anónimos, que lhe colocaram outras tantas perguntas. O País perguntou e Passos respondeu. Saiba quais foram os principais temas com os quais o líder do Governo foi confrontado, bem como as afirmações mais relavantes que fez e, inclusive, as medidas que anunciou, ou que deixou por anunciar.

Notícias ao Minuto
Notícias Ao Minuto
10/10/2013 08:00 ‧ há 11 anos por Notícias Ao Minuto

Política

RTP

“Se eu falhar a minha missão é um País inteiro que falha. Aquilo que me anima é a possibilidade poupar o País a uma consequência desastrosa”. Esta foi uma das declarações finais do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, no âmbito do formato 'O País Pergunta', que ontem foi exibido pela RTP, no qual

o chefe do Executivo foi confrontado com as angústias e dúvidas de cidadãos anónimos, representativos da sociedade portuguesa.

O líder do Governo saiu, uma vez mais, em defesa do ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, garantindo que nada "há de grave no [seu] comportamento", e assinalando que mesmo que o governante se demitisse, não aceitaria essa decisão.

Sobre os cortes a levar a cabo nas pensões de sobrevivência, Passos pouco ou nada adiantou. Em contrapartida, o primeiro-ministro fez saber que será apresentado um Orçamento Rectificativo ainda este ano.

Já em relação à baixa do IVA para 13% no sector restauração, o primeiro-ministro não excluiu a medida, assegurando que a mesma será debatida em sede de Conselho de Ministros. No entanto, salvaguardou não querer "alimentar expectativas" face a essa possibilidade.

Passos admitiu que é a classe média quem está a pagar a maior factura da crise financeira que assola o País, sublinhando, contudo, que "é impossível baixar o défice sem cortar nos salários e pensões".

Quando aos aposentados, o líder do Executivo garantiu que não sofrerão mais penalizações em 2014 do que aquelas de que já foram alvo.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10