Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

'Arrufo' na coligação custou 14 milhões em juros

Desde a crise política de Julho que o Estado português é visto como um emitente de dívida mais arriscado, situação agravada também pelo recente chumbo do Tribunal Constitucional. De acordo com as contas do Jornal de Negócios, Portugal pagou mais 14 milhões de euros em juros nas seis emissões de dívida de curto prazo após a saída de Vítor Gaspar.

'Arrufo' na coligação custou 14 milhões em juros
Notícias ao Minuto

09:10 - 24/09/13 por Notícias Ao Minuto

Política Dívidas

A percepção de risco, que aumentou com a demissão de Gaspar e ameaça de Portas, face a Portugal obrigou a pagar mais juros nos leilões de bilhetes de Tesouro, ao todo foram mais 14 milhões de euros em juros.

Nos seis leilões de dívida, realizados após a saída de Gaspar e o pedido de demissão do agora vice-primeiro-ministro, o Tesouro pagou sempre taxas de juro mais elevadas.

Veja-se o exemplo da última emissão de dívida, na semana passada: o Estado ‘vendeu’ bilhetes do Tesouro a 18 meses com uma taxa implícita de 2,293%, enquanto em Junho esta tinha sido de 1,603%.

Cálculos do Jornal de Negócios dão conta de um prejuízo de 13,86 milhões na emissão de bilhetes. Daí que a pressão dos credores esteja a aumentar para o Governo, que não pode fechar os olhos ao impacto que qualquer querela política ou um chumbo do Tribunal Constitucional tem nos mercados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório