Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Parlamento recomenda que Governo fiscalize integração de bolseiros

O parlamento aprovou hoje, na generalidade, projetos de resolução do BE e do PCP para que o Governo fiscalize os processos de contratação de investigadores nas universidades ao abrigo do programa de integração dos bolseiros precários.

Parlamento recomenda que Governo fiscalize integração de bolseiros
Notícias ao Minuto

14:37 - 15/06/18 por Lusa

Política Universidades

Os dois diplomas foram aprovados com a abstenção do PS, do CDS-PP e do PSD e com os votos favoráveis de PCP, BE, PEV e PAN e serão discutidos na comissão parlamentar de Educação e Ciência.

PCP e BE argumentam que o regime transitório aprovado o ano passado para passar bolseiros de longa duração a trabalhadores a contrato não está a ser corretamente aplicado por várias instituições de ensino superior.

Os dois projetos referem como exemplo o caso do Instituto Superior Técnico que criou uma entidade de direito privado para contratar alguns dos bolseiros abrangidos, contornando a abertura de concursos públicos e a integração daqueles trabalhadores nos quadros.

O PCP adverte para a "falta de aplicação da lei, quer por inércia das instituições, quer por inércia do Governo e falta de fiscalização do seu cumprimento" a que "se juntam situações de aplicação criativa e seletiva" da lei.

O projeto de resolução do PCP recomenda a fiscalização da aplicação da lei através da Inspeção-Geral da Educação e Ciência e que o Governo "informe" as instituições de Ensino Superior que a contratação de bolseiros "é obrigatoriamente realizada" nas entidades "de acolhimento onde foram desempenhadas as funções do bolseiro de pós-doutoramento e gerada a vaga a ser preenchida".

O diploma do BE propõe que a fiscalização da aplicação da lei seja promovida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia que, na dependência do Ministério da Ciência, é a principal entidade que financia a investigação em Portugal, inclusive bolsas de formação, projetos e centros científicos.

Confrontado com situações de alegada contratação irregular no IST e noutras instituições, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, admitiu no passado dia 15 de maio uma eventual fiscalização por parte da entidade competente para o fazer.

Quanto ao número de contratados, Manuel Heitor disse que estavam, à data, sinalizados 1.728 contratos que até agosto próximo deverão ser assinados com bolseiros precários, ao abrigo do decreto-lei do emprego científico.

A lei do emprego científico prevê a contratação de doutorados por um prazo máximo de seis anos, em substituição das bolsas de formação de pós-doutoramento.

Um projeto de resolução do PSD para instituir o dia 04 de setembro como o Dia Nacional do Psicólogo foi também aprovado hoje na generalidade com a abstenção de PCP, BE e PEV e votos favoráveis de PS, PSD, CDS-PP e PAN. A iniciativa corresponde a uma reivindicação da Ordem dos Psicólogos, criada em 04 de setembro de 2008.

Os deputados argumentam que a criação do Dia Nacional do Psicólogo "poderá reforçar o conhecimento sobre a psicologia" e sobre o papel daqueles profissionais na sociedade e no contexto da prestação de cuidados de saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório