Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Quando Passos se irrita com Cavaco

O Governo liderado por Pedro Passos Coelho em geral e primeiro-ministro em particular terão ficado irritados com o Presidente da República, pelo facto de Cavaco Silva ter solicitado a fiscalização preventiva do diploma da requalificação da Função Pública junto do Tribunal Constitucional, conta a edição deste sábado do semanário Expresso.

Quando Passos se irrita com Cavaco
Notícias ao Minuto

09:28 - 24/08/13 por Notícias Ao Minuto

Política Lei

“Mais do que um pedido de verificação de constitucionalidade, é um pedido de declaração de inconstitucionalidade”. As palavras pertencem a um responsável da maioria governativa auscultado pelo semanário Expresso, mas ilustrará bem o sentimento do Governo e do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, face ao pedido de fiscalização preventiva da requalificação da Função Pública que o chefe de Estado, Cavaco Silva, remeteu para o Palácio Ratton.

O Executivo terá ficado irritado com esta tomada de posição de Cavaco, até porque, desabafa um ministro, que preferiu manter o anonimato, “o Presidente não coloca dúvidas, dá orientações”.

“O tom opinativo” do chefe de Estado, que entende que “aquilo não é uma pergunta ao Tribunal Constitucional”, mas antes “um ‘statment político’”, é também criticado por um outro elemento do Governo.

Saliente-se que em causa está, a confirmar-se a aprovação do diploma, a possibilidade de os funcionários públicos poderem vir a ser despedidos se não se reintegrarem num serviço volvidos 12 meses da chamada requalificação, antes conhecida por mobilidade.

O Executivo pediu dois pareceres em defesa desta lei ,e, não obstante os ‘entraves’ colocados por Cavaco Silva, manifesta a convicção que o diploma passe no crivo do colectivo de juízes do Palácio Ratton.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório