Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Douro mantém "boa procura" de turistas

O Douro mantém neste verão uma “boa procura” por parte de turistas, com unidades de alojamento a lançarem novos produtos ou a apostarem em promoções onde oferecem serviços, desde passeios de barco a provas de vinhos.

Douro mantém "boa procura" de turistas
Notícias ao Minuto

09:57 - 07/08/13 por Lusa

País Verão

O presidente em gestão da Turismo do Douro, António Martinho, fez hoje à agência Lusa um “balanço positivo” no turismo na zona que está classificada Património Mundial da Humanidade.

“É verdade que a procura interna baixou, mas de alguma forma ela estará a ser compensada por um aumento da procura externa”, salientou.

No Douro vinhateiro, o ponto alto coincide com a época de vindimas, em setembro e outubro, pelo que se perspetiva ainda um aumento de turistas nesses dois meses.

Entretanto, para atraírem os visitantes portugueses, algumas unidades hoteleiras estão a apostar em promoções ou pacotes onde são oferecidos mais ou noite ou serviços.

A Quinta do Portal, em Sabrosa, lançou o pacote de verão onde, para além das dormidas os visitantes clientes têm ainda direito a jantar gourmet, visita à adega, prova de vinhos e passeio de barco no rio Douro.

Para além disso, segundo Patrícia Guerra, na adega os turistas podem ainda provar os 'cocktails' como o granizado feito com vinho do Porto ou o moscatel tónico. Os mais novos podem provar infusões de cor branca ou tinta que visam desenvolver sensações e o palato dos mais novos.

Novidade são também os miradouros espalhados pelas propriedades, onde podem ser feitos lanches ao pôr-do-sol.

Já em Mesão Frio, o Douro Scala Hotel está a apostar no “tudo incluído”, com refeições e serviços, proposta que, de acordo com o diretor Hélio Correia, “está a dar resultado”.

A taxa de ocupação desta unidade ronda, neste verão, os 90 por cento e, ao mesmo tempo, está a aumentar a taxa de permanência dos seus clientes na região.

E, para entreter os turistas na região, foi criada este ano uma nova empresa de animação turística, a Wine Moments & Gourmet, que propõe para estas vindimas cinco pacotes, de vários preços, que incluem o corte das uvas, lagaradas, jantares e visitas a adegas.

Mas nem tudo está a correr bem na área considerada Património Mundial. José Silva tem um negócio de aluguer de embarcações instalado na Folgosa e no Pinhão e queixa-se numa quebra “de mais de 50%” na procura “devido ao verão tardio” e “à crise”.

Em oito anos de negócio, o empresário diz que “este está a ser o pior de todos”.

José Silva reconheceu também que a oferta deste tipo de embarcações, aluguer de lanchas para passeios escolhidos pelos turistas, aumentou no Douro, o que poderá estar também na origem desta quebra.

“Os clientes espalharam-se mais”, salientou, acrescentando que espera que, as vindimas, tragam mais pessoas à região.

António Martinho referiu ainda que as distinções do Porto e Douro como um dos dez destinos turísticos de 2013 por uma revista internacional, está a atrair mais visitantes ao Património Mundial.

O responsável apontou ainda um aumento de turistas franceses no território o que, na sua opinião, poderá estar associado ao filme “Gaiola Dourada”, realizado pelo luso descendente Ruben Alves que foi também filmado entre os socalcos durienses e que já foi visto por 1.2 milhões de espetadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório