Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 30º

Famílias pagam mais de 250 euros em livros escolares

A pouco menos de dois meses do arranque do próximo ano lectivo, saiba que vai pagar mais pelos manuais escolares dos seus filhos. O Jornal de Notícias (JN) conta hoje que o preço dos livros aumentou 2,6% em relação a 2012/2013, pelo que, por exemplo, um aluno que vai frequentar o 11º ano na área de Ciências vai ter de ‘desembolsar’ cerca de 264,08 euros.

Famílias pagam mais de 250 euros em livros escolares
Notícias ao Minuto

09:53 - 30/07/13 por Notícias Ao Minuto

País Educação

Em tempo de crise e cortes, tudo a ajudar. A menos de dois meses do início do próximo ano lectivo, os pais devem preparar-se para um novo ‘aperto’ na carteira, avança hoje o JN. Com o aumento de 2,6% no preço de todos os manuais escolares, saiba que, se por exemplo o seu filho frequentar, no próximo ano, o 11º ano, o custo com livros pode ascender aos 250 euros.

“O aumento estava previsto, mas, com a descida do rendimento disponível, as famílias têm imensa dificuldade, principalmente aquelas que já não conseguem suprir as necessidades básicas”, comenta o presidente da Associação Nacional das Associações de Pais (Confap), Jorge Ascenção.

O JN refere que, apesar de terem validade de seis anos, por norma os manuais escolares acabam por ser revistos antes desse período devido às frequentes alterações curriculares e programáticas.

É por isso normal que, os dois maiores editores, o Grupo Leya e a Porto Editora, publiquem anualmente centenas de manuais. Dos “aproximadamente 250” livros que a Leya, por exemplo, lançou este ano, “cerca de 30” estão pela primeira vez no mercado.

Este negócio acaba por afectar as famílias. “É absurdo falar-se em educação gratuita [porque] nada é gratuito. As promoções sempre ajudam um bocadinho, mas o problema principal – a escassez de rendimento das famílias – mantém-se”, destaca Jorge Ascenção.

As escolas já divulgaram as listas de manuais escolhidos para o próximo ano lectivo, tendo em simultâneo arrancado as promoções para as encomendas online feitas até final de Julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório