Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Dinheiro para combate à sida usado nas contas da luz

Há hospitais que não estão a utilizar as verbas destinadas para o tratamento do VIH/sida, mas sim para pagar compromissos financeiros, como a luz, a água e os salários dos funcionários. Entretanto estão doentes à espera de medicamentos ou com um fornecimento limitado para pouco mais de uma semana, avança o Diário de Notícias.

Dinheiro para combate à sida usado nas contas da luz
Notícias ao Minuto

09:43 - 28/07/13 por Notícias Ao Minuto

País Hospital

Existem hospitais que não estão a utilizar os montantes correspondentes para o VIH/sida para os fins a que se destinam. Em vez disso, os centros hospitalares têm de usar as verbas para pagar compromissos financeiros como a luz, a água e os salários dos trabalhadores.

O director do programa nacional para a infecção VIH/Sida, António Diniz, mostra-se preocupado com situação, condenando a escolha dos hospitais. “Se há hospitais que o fazem, fazem mal, porque estas verbas garantiam equidade e acessibilidade ao tratamento”, afirma.

Por sua vez, a Administração Central do Sistema de Saúde alega que as verbas fazem parte de um todo, não estado consignadas a uma área específica.

Fruto desta situação existem doentes à espera de medicamentos ou com fornecimento para poucos mais de uma semana, indica o Diário de Notícias.

O distrito de Lisboa conta com 39,3 % dos infectados com VIH em Portugal, enquanto o Porto apresenta uma percentagem de 20.3 %. Setúbal ocupa o terceiro posto com 12,1 %.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório