Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Paraíso para aves e humanos nasce dos esgotos

Lagoas nauseabundas transformaram-se num parque apetecível em Ovar. A antiga Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) transformou-se num parque de lazer, que recebe milhares de visitantes, conta hoje o Jornal de Notícias (JN). O Parque do Buçaquinho é actualmente um paraíso para aves, plantas e visitantes, e é um exemplo de como se pode transformar esgotos em ex-libris.

Notícias ao Minuto

10:03 - 23/07/13 por Notícias Ao Minuto

País Ovar

Eram seis lagoas que afastavam todos pela poluição e mau cheiro do tratamento de esgotos da zona de Ovar, mas agora são 24 hectares que constituem o Parque do Buçaquinho, que atrai aves e visitantes.

A antiga ETAR deu origem a um parque de lazer em Esmoriz e Cortegaça, que custou 1,7 milhões de euros, comparticipados em 80% por fundos comunitários, conta o JN.

No parque, que já recebeu milhares de visitantes desde Abril, abundam patos-reais, garças, galinhas-d'água, aguias-sapeiras, pombos-bravos, cegonhas, rãs, andorinhas, entre muitas outras espécies.

"Nunca pensei que o local tivesse sido de tratamento de esgotos", afirma Licínio Mendonça, de Ovar, ao JN. "Está muito bonito e é um bom sítio para juntar a família e passear", indica Susana Santos, de Cortegaça, ao jornal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório