Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 30º

'Falso' psiquiatra de Bibi envolvido na operação Remédio Santo

O falso psiquiatra de Bibi, no julgamento da Casa Pia, Rui Frade, é um dos acusados de ter burlado o Estado na prescrição de medicamentos e de fazer parte de uma associação criminosa, no âmbito da operação Remédio Santo, conta o semanário Sol.

'Falso' psiquiatra de Bibi envolvido na operação Remédio Santo
Notícias ao Minuto

09:24 - 19/07/13 por Notícias Ao Minuto

País Burla SNS

Rui Frade está acusado de ter prescrito medicamentos, de forma ilegal, fugindo assim às obrigações fiscais, e de integrar ainda uma rede criminosa que tinha esta prática. O esquema, que lesou o Estado em mais de quatro milhões de euros, foi desmontado no âmbito da operação Remédio Santo.

Mas a relação deste médico com a justiça não é recente. Isto porque, em 2003, quando decorria o processo Casa Pia, Rui Frade apresentou-se como psiquiatra para declarar que Carlos Silvino estava com uma amnésia.

Acabou por ser alvo de inquérito pela Ordem dos Médicos (OM), visto que apenas estava inscrito como clinico geral, tendo sido posteriormente processado, por aquela entidade, por falsas declarações e uso indevido do título de psiquiatra.

Contudo, Rui Frade continua a exercer, tendo trabalhado, até há cerca de seis meses, no centro de saúde de Ourém.

O bastonário da OM, José Manuel Silva, explicou ao Sol que Rui Frade foi suspenso do Conselho Disciplinar do Sul, mas recorreu da setença, e por isso continua a trabalhar, mas “a conclusão deve estar para breve”, acrescentou.

Ouvido por aquele jornal, Rui Frade diz estar inocente quanto às acusações de fraude ao Serviço Nacional de Saúde(SNS). No que toca ao caso de Bibi, o médico salientou que é psiquiatra, apenas não fez o exame, tendo feito, no entanto, “toda a formação nesse sentido”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório