Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Passar 200 mil euros em receitas para um (só) medicamento

A Polícia Judiciária (PJ), desmantelou uma rede de sete pessoas, da qual faziam parte médicos, farmacêuticos, delegados de propaganda médica e um empresário de distribuição, que, alegadamente, falsificava receitas de alguns medicamentos, lesando assim o Estado em milhares de euros, explica o Diário de Notícias (DN) de hoje.

Passar 200 mil euros em receitas para um (só) medicamento
Notícias ao Minuto

09:00 - 10/07/13 por Notícias Ao Minuto

País Fraude

Dos sete detidos, pela PJ, por suspeita de burla ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) fazem parte três médicos, dois farmacêuticos, um delegado de propaganda médica e um empresário de distribuição, com idades entre os 30 e os 60 anos.

Ao que a esta força policial apurou, os suspeitos emitiam receitas falsas, com o uso indevido de nomes de alguns utentes do SNS cujos medicamentos, depois de comparticipados, voltavam a ser introduzidos no mercado ou enviados para outros países. Dos três clínicos, alguns estão acusados de terem passado 200 mil euros em receitas para apenas um medicamento.

Segundo o inspector da PJ Afonso Sales, em declarações ao DN, o esquema lesou o Estado em milhares de euros.

A acção que levou ao desmantelamento deste mesmo esquema, intitulada ‘Operação Prescrição de risco’, já se realizava há três anos, e contou com 24 buscas na Grande Lisboa, zonas Centro e Norte do País.

Estes sete suspeitos juntaram-se aos 18 detidos em Junho, e aos 252 arguidos de 2012, todos suspeitos de associação criminosa e fraude, com prejuízo total de mais de 25 milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório