Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Coimbra é cidade referência para o envelhecimento saudável

Coimbra foi hoje distinguida pela União Europeia (UE) com a classificação de cidade e região referência, a nível europeu, para o Envelhecimento Ativo e Saudável, anunciou a Câmara Municipal local.

Coimbra é cidade referência para o envelhecimento saudável
Notícias ao Minuto

20:01 - 01/07/13 por Lusa

País União Europeia

A distinção foi aprovada durante o encontro European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing, projeto-piloto da UE de inovação para o envelhecimento ativo e saudável, que visa “aumentar a esperança média de vida saudável dos europeus por dois anos, em 2020”, através, designadamente, da melhoria da saúde e qualidade de vida e da garantia da sustentabilidade dos sistemas de cuidados de saúde e sociais.

A cidade e região de Coimbra é “a única área portuguesa classificada com esta distinção e passa a estar incluída no conjunto de 32 regiões europeias de referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável”, salienta uma nota do gabinete do presidente do município.

A candidatura de Coimbra àquela classificação, coordenada por João Malva, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (UC), foi feita através do consórcio Ageing@Coimbra e envolveu a parceria institucional entre a Câmara Municipal, a UC, o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, a Administração Regional de Saúde do Centro e o Instituto Pedro Nunes.

“O galardão confirma os argumentos de que a cidade dispõe, em termos de qualidade de vida, de serviços de saúde, de equipamentos e infraestruturas desportivas e de serviços municipais de apoio aos idosos, entre outros”, sublinha a autarquia.

Para o presidente do município, João Paulo Barbosa de Melo, que participou na reunião que decorreu hoje em Bruxelas, a distinção “abre um enorme leque de possibilidades, oportunidades de melhoria e oportunidades de financiamento para o cluster da saúde em Coimbra, que se afirma como um dos mais decisivos do país”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório