Ministério da Educação omitiu denúncia de pedofilia contra padre

Um aluno de seminário do Fundão denunciou ao Ministério da Educação, há cinco anos, o padre Luís Mendes de pedofilia. No entanto, a queixa não teve “qualquer tratamento posterior”, avança o Jornal de Notícias.

--

©

Notícias Ao Minuto
22/06/2013 08:50 ‧ 22/06/2013 por Notícias Ao Minuto

País

Fundão

A queixa feita há cinco anos e omitida pelo Ministério da Educação faz agora parte da acusação em que foram imputados 19 crimes de abuso sexual a menores contra o vice-reitor do Seminário do Fundão. Segundo o Jornal de Notícias, os crimes ocorreram em 2012.

O jornal avança que a queixa foi remetida em 2008 ao Ministério por email e que o jovem, na altura com 16 anos, poderá ter sido a primeira vítima deste padre. No assunto da mensagem electrónica lia-se “por favor vejam isto”.

Na altura, o email recebido pelo chefe de gabinete da ministra da Educação, na altura Maria de Lurdes Rodrigues, que o terá remetido para o chefe do Gabinete do Secretariado de Estado da Educação.

A Polícia Judiciária acusa o ministério de negligência pois fora-lhe reportado um crime público. As autoridades defendem que a denuncia deveria ter sido encaminhada para a judiciária.

O jovem era aluno do padre no Externato de Nossa Senhora dos Remédios, em Tortosendo, na Covilhã.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas