Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Ministério da Educação omitiu denúncia de pedofilia contra padre

Um aluno de seminário do Fundão denunciou ao Ministério da Educação, há cinco anos, o padre Luís Mendes de pedofilia. No entanto, a queixa não teve “qualquer tratamento posterior”, avança o Jornal de Notícias.

Ministério da Educação omitiu denúncia de pedofilia contra padre
Notícias ao Minuto

08:50 - 22/06/13 por Notícias Ao Minuto

País Fundão

A queixa feita há cinco anos e omitida pelo Ministério da Educação faz agora parte da acusação em que foram imputados 19 crimes de abuso sexual a menores contra o vice-reitor do Seminário do Fundão. Segundo o Jornal de Notícias, os crimes ocorreram em 2012.

O jornal avança que a queixa foi remetida em 2008 ao Ministério por email e que o jovem, na altura com 16 anos, poderá ter sido a primeira vítima deste padre. No assunto da mensagem electrónica lia-se “por favor vejam isto”.

Na altura, o email recebido pelo chefe de gabinete da ministra da Educação, na altura Maria de Lurdes Rodrigues, que o terá remetido para o chefe do Gabinete do Secretariado de Estado da Educação.

A Polícia Judiciária acusa o ministério de negligência pois fora-lhe reportado um crime público. As autoridades defendem que a denuncia deveria ter sido encaminhada para a judiciária.

O jovem era aluno do padre no Externato de Nossa Senhora dos Remédios, em Tortosendo, na Covilhã.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório