Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Médicos e doentes "à beira de um ataque de nervos"

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) denuncia falhas permanentes no sistema informático. Os problemas afectam sobretudo a prescrição de receitas e o historial clínico dos doentes, de acordo com a Rádio Renascença. Médicos e utentes estão já “à beira de um ataque de nervos”, lê-se num comunicado daquela entidade de médicos.

Médicos e doentes "à beira de um ataque de nervos"
Notícias ao Minuto

11:55 - 19/06/13 por Notícias Ao Minuto

País Falha

O sistema informático de saúde está a provocar o caos nos hospitais e centros de saúde, bloqueios constantes e até falhas na informação, que estão a prejudicar a eficácia dos serviços, e, nalguns casos, a segurança dos doentes poderá estar comprometida, denuncia a FNAM.

A situação está a deixar profissionais e cidadãos “à beira de um ataque de nervos”, garante aquela federação dos médicos em comunicado, citado pela Rádio Renascença.

A prescrição de receitas e o histórico dos pacientes são os pontos onde mais se verificam problemas, sendo que há várias unidades que não estão a conseguir aceder às fichas clínicas dos utentes e também há informação relevante que desaparece, o que compromete a própria segurança dos utentes, em termos de saúde.

Os serviços já adiantaram estar a tratar do problema e, para controlar as falhas nas receitas, que passaram a ser electrónicas, foi emitida uma autorização aos médicos para prescreverem medicamentos em modo offline, mas apenas até 31 de Julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório