Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 17º

Governo contrata centenas de médicos reformados

A falta de médicos está a obrigar o Ministério da Saúde a contratar médicos já reformados. De acordo com o Jornal de Negócios, houve já quase 400 clínicos que regressaram ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos três anos.

Governo contrata centenas de médicos reformados
Notícias ao Minuto

08:28 - 19/06/13 por Notícias Ao Minuto

País Ministério

Nos últimos três anos regressaram ao SNS 376 médicos aposentados, a pedido das instituições, conta hoje o Jornal de Negócios, que cita dados do Ministério da Saúde em resposta a questões do PCP. E tudo por causa da falta de clínicos.

“Se estivesse numa situação de conflito teria ido embora, mas não era o caso. Eles pediram para ficar e foi a pensar nos meus utentes e na minha equipa que aceitei ficar”, explicou ao jornal a médica de medicina geral e familiar Adélia Pinhão, que se reformou em Novembro do ano passado, e está entre os clínicos contratados após a aposentação.

A saída da clínica também iria resultar na perda da coordenadora da equipa de tratamento e do programa de substituição de metadona que vai manter-se no activo, optando pelo salário em vez da pensão, até que seja encontrado um substituto. “O problema é encontrar médicos e então nesta área”, frisou a médica que voltou ao serviço em Maio.

O Jornal de Negócios recorda que a contratação de médicos reformados, ou por antecipação ou em idade legal, tem sido um recurso do Ministério da Saúde nos últimos três anos para “dar resposta à escassez de médicos em Portugal”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório