Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Alunos do privado fizeram exames em escolas com pouca adesão à greve

Todos os alunos das escolas particulares e cooperativas conseguiram realizar hoje as provas, segundo o representante daqueles estabelecimentos, onde a adesão à greve foi "absolutamente pontual", não afetando nenhum dos 15 mil estudantes inscritos.

Alunos do privado fizeram exames em escolas com pouca adesão à greve
Notícias ao Minuto

16:53 - 17/06/13 por Lusa

País Educação

"A adesão à greve foi absolutamente pontual e, tanto quando sabemos, houve exames em todas as escolas do privado. Não temos notícia de nenhuma exceção", contou à Lusa António Sarmento, presidente da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP).

De acordo com António Sarmento, "entre os poucos professores que poderão ter feito greve foi arranjada a substituição para que todos os alunos pudessem fazer os exames".

Os alunos do ensino particular e cooperativo, adiantou, representam cerca de 20% do total de alunos, o que significa que cerca de 15 mil alunos realizaram hoje naquelas escolas a prova de Português.

O Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, anunciou que mais de 70% dos alunos realizaram exames e que em 73% das escolas com exames marcados todos os alunos realizaram os exames.

A Federação Nacional de Professores (FENPROF) e a Federação Nacional de Educação (FNE) anunciaram durante a manhã uma adesão de professores superior a 90%, sublinhando no entanto que esses números não representam a percentagem de alunos que não fizeram a prova.

O dia de greve dos professores de hoje foi marcado pela desilusão dos alunos impedidos de realizar o primeiro exame de 12º ano, mas também pela invasão de salas e provas realizadas em ginásios e refeitórios.

Os professores, que começaram por fazer uma greve ao serviço de avaliações, decidiram agendar uma paralisação geral para hoje para contestar o regime de requalificação profissional e a mobilidade geográfica proposta pelo Governo, bem como o aumento do horário de trabalho de 35 para 40 horas semanais.

Face à ausência de acordo entre Governo e sindicatos, um colégio arbitral decidiu pela não realização de serviços mínimos.

O Ministério da Educação ainda recorreu da decisão, mas não obteve resposta em tempo útil, tendo garantido que as escolas estavam preparadas para a realização das provas.

O ministro da Educação, Nuno Crato, anunciou hoje que os alunos que hoje não conseguiram realizar os exames de 12.º ano irão faze-lo no próximo dia 02 de julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório