Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Paulo Branco e Terry Gilliam com processo em tribunal por causa de filme

O produtor Paulo Branco acusou hoje o realizador Terry Gilliam de estar a fazer uma rodagem "clandestina e ilegal" de 'O homem que matou D. Quixote' e afirmou que detém os direitos do filme, já confirmados em tribunal.

Paulo Branco e Terry Gilliam com processo em tribunal por causa de filme
Notícias ao Minuto

17:53 - 19/05/17 por Lusa

País Justiça

Em declarações à agência Lusa, Paulo Branco disse que Terry Gilliam tinha pedido a anulação do contrato de produção com a produtora Alfama Films, mas que o Tribunal da Grande Instância de Paris declarou hoje que aquele continua válido para a produção da longa-metragem, cuja rodagem já decorreu em Portugal e está a ser concluída em Espanha.

O projeto, que envolve vários países, chegou a contar com produção de Paulo Branco, mas o realizador acabou por não concretizar a parceria alegadamente por problemas de financiamento, optando por trabalhar com outra produtora portuguesa, a Ukbar Filmes.

Paulo Branco diz agora que a exploração e utilização das imagens do filme "não poderá, de modo algum, existir sem o acordo prévio da Alfama Films".

Fonte da produção internacional disse à agência Lusa que existem também a correr vários processos em tribunal contra Paulo Branco, em Espanha e no Reino Unido por causa do mesmo filme.

Por seu turno, contactada pela Lusa, Pandora da Cunha Telles, da Ukbar Filmes, disse que a produção do filme não tinha sido informada ou notificada de qualquer decisão judicial, mas em comunicado posterior enviado à Lusa afirmou que "os tribunais franceses foram determinantes em rejeitar o pedido expresso que Paulo Branco havia feito para parar a rodagem em curso tal como o processo de financiamento do filme junto do fundo Eurimages".

"O homem que matou Dom Quixote", um projeto antigo de Terry Gilliam, é uma coprodução entre Portugal, Espanha, França, Bélgica e Inglaterra, com um orçamento total de 16 milhões de euros, dos quais 1,2 milhões de euros foram gastos em Portugal.

Com a rodagem a chegar ao fim, Terry Gilliam já apresentou as primeiras imagens do filme esta semana no Festival de Cinema de Cannes, em França.

Com argumento de Terry Gilliam e Tony Grisoni, "O homem que matou Dom Quixote" é uma transposição do conhecido romance de Miguel Cervantes para a atualidade.

Terry Gilliam foi um dos fundadores do coletivo britânico de humor Monty Python e é autor de várias longas-metragens desde a década de 1970, entre as quais "Monty Python e o cálice sagrado", correalizado com Terry Jones, "Os ladrões do tempo", "Brasil", "A fantástica aventura do Barão", "12 Macacos" e "Os irmãos Grimm".

Ainda sem data de estreia, a produção tinha anunciado há uma semana que o filme "O homem que matou Dom Quixote" teia distribuição nacional assegurada pela NOS, mas Paulo Branco garante que os direitos para tal estão ainda bloqueados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório