Sexo oral continua a ser menos 'perigoso' do que tabaco e álcool

Após o actor Michael Douglas ter afirmado que o cancro que desenvolveu na garganta teve relação directa com a prática de sexo oral, a polémica instalou-se, nomeadamente em Portugal. Ora, especialistas alertam que o tabaco e o álcool são mais nocivos para a saúde.

--

©

Notícias Ao Minuto
04/06/2013 08:07 ‧ 04/06/2013 por Notícias Ao Minuto

País

Cancro

“Na maior parte dos casos o cancro oral está ligado a dois factores: o álcool e o tabaco”.

As declarações pertencem ao médico que dirige o Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, Daniel Silva, que reage assim às afirmações de Michael Douglas, o qual ontem atribuiu o cancro que desenvolveu na garganta à prática de sexo oral.

A influência do papilomavírus humano, que segundo o actor terá estado na origem da sua doença, tem uma incidência muito superior, por exemplo, no cancro do colo do útero.

Ainda a este propósito, sustenta o especialista ao Diário de Notícias, “faltam estudos para fundamentar estas associações”, fazendo sobressair que “não há nexo de causalidade com o sexo oral”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas