Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Pedidos para trabalhar em vez de pagar multa sobem quase 50%

A substituição da pena de multa por horas de trabalho é uma situação que aumentou 48% só nos últimos três anos, avança o Diário de Notícias (DN). O objectivo desta sanção é evitar o cumprimento de penas de prisão de curta e média duração, pois as cadeias enfrentam um problema de sobrelotação.

Pedidos para trabalhar em vez de pagar multa sobem quase 50%
Notícias ao Minuto

08:45 - 31/05/13 por Notícias Ao Minuto

País Crime

Os juízes têm aplicado cada vez mais a pena de trabalho comunitário em vez de multas ou até penas de prisão, se o crime for de menor gravidade. O aumento da utilização desta medida deve-se aos pedidos dos arguidos, que devem ser apresentados no prazo de 15 dias após a notificação para pagamento da multa.

De acordo com os dados da Direcção-Geral da Reinserção Social e Serviços Prisionais, citados pelo DN, em 2012, esta medida foi aplicada em 7.763 dos casos, enquanto em 2010 só teve lugar em 5.240, o que traduz um aumento de 48%.

O desembargador da Relação de Lisboa, o juiz Rui Rangel, é um dos maiores entusiastas do trabalho comunitário e defende até que deveria “abranger um leque maior de crimes, embora sempre entre os menos graves, claro”.

Vendo como positivo este aumento de quase 50% na aplicabilidade, Rui Rangel lembra que “de início estas medidas pouco passavam do papel”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório