Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

RTP espera que haja consenso nos partidos sobre agressões a jornalistas

O Conselho de Redação da RTP espera que haja consenso entre os partidos sobre as agressões a jornalistas no exercício das suas funções, que o órgão defende que passem a ser consideradas crime público.

RTP espera que haja consenso nos partidos sobre agressões a jornalistas
Notícias ao Minuto

19:38 - 20/04/17 por Lusa

País Conselho de Redação

"Fomos recebidos por todos os grupos parlamentares e estamos muito satisfeitos com a abertura demonstrada por todos os partidos", disse à agência Lusa Tiago Contreiras, membro do Conselho de Redação (CR) da RTP.

"Esperamos que seja possível encontrar consenso" entre os partidos para se colocar "um ponto final" às agressões a jornalistas no exercício das suas funções, disse.

"Lamentavelmente o caso de agressões a jornalistas no exercício das suas funções é transversal", prosseguiu, defendendo que se deve tratar como um caso "de crime público".

O CR da RTP pediu que as agressões deixem de ser tipificadas como ofensas à integridade física simples e passem a ser qualificadas.

Ou seja, o órgão defende um agravamento da pena, recordando que num Estado de direito democrático, o direito à informação assume relevância porque só o cidadão devidamente informado pode decidir livremente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório