Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Saúde 24 encaminhou 11 pessoas com sintomas de sarampo para as urgências

Onze das 29 pessoas com sintomas de sarampo que desde segunda-feira ligaram para a Linha Saúde 24 foram encaminhadas para as urgências hospitalares, não se tendo confirmado a doença, revelou à agência Lusa o coordenador do serviço.

Saúde 24 encaminhou 11 pessoas com sintomas de sarampo para as urgências
Notícias ao Minuto

16:28 - 20/04/17 por Lusa

País Hospital

Sérgio Gomes referiu que esta linha de aconselhamento telefónico iniciou na segunda-feira um algoritmo dedicado ao sarampo.

Os profissionais da Linha Saúde 24 avaliaram 29 pessoas com "sintomatologia de sarampo", nomeadamente febre, erupção cutânea e tosse/rinorreia, das quais 11 foram encaminhadas para as urgências hospitalares.

Depois de avaliação clínica, não se confirmou a doença em nenhuma destas pessoas.

Sérgio Gomes adiantou que a componente de informação sobre saúde pública da Linha Saúde 24 prestou esclarecimentos a 210 utentes sobre sarampo.

O enfermeiro especificou que se trata de dúvidas sobre a vacinação, nomeadamente onde é possível receber a vacina, e as formas de transmissão da doença.

O coordenador da Linha indicou que desde que se regista o surto de sarampo em Portugal -- que já infetou 21 pessoas e causou uma morte -- tem aumentado a procura deste serviço.

No final de março, a média de chamadas recebidas por dia situava-se nas 1.900, tendo aumentado para as 2.100 no início de abril e atingido as 2.300 atualmente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório