Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Duas mil pessoas dormem nas ruas de Lisboa

A capital tem duas mil pessoas a dormir nas ruas. A população sem-abrigo “está a aumentar”, afirma a vereadora do Desenvolvimento Social, Helena Roseta, ao Diário de Notícias.

Duas mil pessoas dormem nas ruas de Lisboa
Notícias ao Minuto

09:30 - 27/05/13 por Notícias Ao Minuto

País Pobreza

A capital já tem cerca de dois milhares de sem-abrigo, um número que tem aumentado, segundo a vereadora da Câmara de Lisboa, Helena Roseta.

Para a responsável, a situação poderia ser mitigada se os fogos municipais devolutos fossem reabilitados e se fossem construídas novas casas para os mais necessitados.

A posição de Helena Roseta é anunciada na sequência das declarações do Observatório de Luta contra a Pobreza de Lisboa. O director, Sérgio Aires, diz não saber quantos pobres vivem na capital, justificando que “nunca houve vontade politica” para descobrir estes números.

Por outro lado, o responsável explica que se está a viver “uma situação caricata”, uma vez que, apesar da situação social do País, com o aumento do desemprego e a menor abrangência do subsídio, a taxa de risco de pobreza esta a diminuir.

“Isto acontece porque a definição de pobreza mede-se tendo em consideração o rendimento mediano do País. Assim se o rendimento mediano baixa, como vem acontecendo em Portugal, em consequência da diminuição ou estagnação dos salários, também baixa o limiar de pobreza contido na definição oficial de pobreza”, explica Sérgio Aires ao Diário de Notícias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório