Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Mais de 3 mil jovens preparados para emigrar

A crise tem levado muitos jovens a emigrarem em busca de melhores condições de vida e muitos outros estão prontos a deixar tudo para trás e a saírem de Portugal, um País onde não há emprego para a juventude.

Mais de 3 mil jovens preparados para emigrar
Notícias ao Minuto

09:51 - 25/05/13 por Notícias Ao Minuto

País IEFP

De acordo com o Expresso, no final do ano passado eram 3140 os jovens que estavam dispostos a emigrar, um aumento de 47% face a 2011. Os dados são do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP)

Se no final de 2011 eram cerca de 2136 os jovens que pretendiam emigrar, o ano passado este número sofreu um aumento de 47% para 3140. A elevada percentagem de desemprego e, em especial, de desemprego jovem em Portugal – que está actualmente nos 40% - tem obrigado uma grande fatia da população mais nova a escolher outros países para viver e trabalhar.

E as possibilidades são muitas. Várias empresas internacionais estão à procura de jovens portugueses para trabalhar. Este mês, escreve o Expresso, uma empresa alemã, inglesa e outra irlandesa tinham ofertas de emprego no site do IEFP.

Do Reino Unido chegam propostas de trabalho em especial para a área da enfermagem, mas também para o sector da restauração e das tecnologias de informação. Já a Alemanha está a pedir portugueses licenciados em engenharia mecânica e electrotecnia, mas também jovens para exercerem as funções de canalizadores e soldadores.

Este fim-de-semana a Câmara do Comércio Americano em Portugal vai realizar, no Parque das Nações, seminários com conselhos para quem pretende emigrar para os Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório