Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Instituto destaca papel das florestas no abastecimento energético

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas destacou hoje o papel central das florestas no abastecimento energético das sociedades atuais e futuras, salientando que a biomassa florestal é uma das principais fontes de energia utilizadas em Portugal.

Instituto destaca papel das florestas no abastecimento energético
Notícias ao Minuto

07:22 - 21/03/17 por Lusa

País atureza

Numa mensagem a propósito das comemorações hoje do Dia Internacional das Florestas, que se assinala hoje, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) lembra que a floresta é responsável pela produção de 49% da energia renovável, tanto quanto as fontes solar, eólica e hídrica juntas.

O Instituto realça também que quase 900 milhões de pessoas trabalham no setor do aproveitamento da biomassa florestal para produção de energia, sobretudo nos países em vias de desenvolvimento.

"Nos países desenvolvidos, a produção de biomassa florestal para energia é um dos principais fatores de valorização dos recursos florestais, promovendo o desenvolvimento rural em regiões desfavorecidas. Mesmo nas zonas urbanas, as árvores e florestas desempenham igualmente um papel relevante na poupança de energia, atenuando os fenómenos climáticos extremos e aumentando o conforto térmico dos edifícios e dos espaços públicos", é referido.

De acordo com o ICNF, também em Portugal a energia constitui uma das maiores riquezas obtidas a partir das florestas.

"A biomassa florestal é uma das principais fontes de energia hoje utilizadas em Portugal e é, de entre as fontes de energia renovável, a mais facilmente utilizável em qualquer período do ano", é destacado.

O ICNF lembra, citando dados da Direção-Geral de Energia e Geologia, que em Portugal cerca de 54% da produção de energia renovável provém da biomassa, a qual corresponde a 13% do total de consumo de energia final do país.

"São também muito relevantes as lenhas e o carvão vegetal para consumo industrial e doméstico, ascendendo a produção de carvão a uma média de 16,8 mil toneladas anuais na última década", é sublinhado.

Segundo o ICNF, "a produção de biomassa florestal para energia e a sua integração num modelo que permita a máxima valorização dos recursos florestais é um dos aspetos centrais da política florestal portuguesa, estando traduzida nos principais documentos de política florestal".

O Dia Internacional das Florestas pretende alertar a população mundial para a importância das florestas para as pessoas e sociedade, nas vertentes ecológicas, económica e social. Em Portugal comemora-se a 21 de março desde 1970.

Hoje vai decorrer, em Sintra, o segundo Conselho de Ministros dedicado à floresta, num espaço de cinco meses, depois da realização de uma reunião na Lousã no final de outubro de 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório