Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Marcelo visita e homenageia vítimas dos atentados em Bruxelas

O Presidente da República vai ser recebido na quarta-feira pelos presidentes do Conselho Europeu, Comissão Europeia e Parlamento Europeu, durante a sua visita oficial a Bruxelas, e participará nas homenagens às vítimas dos atentados de 2016 na capital belga.

Marcelo visita e homenageia vítimas dos atentados em Bruxelas
Notícias ao Minuto

16:20 - 20/03/17 por Lusa

País Presidentes

De acordo com a agenda hoje divulgada pela Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa iniciará a visita com uma audiência, às 11:30 locais (menos uma hora em Lisboa), com Donald Tusk, reconduzido este mês como presidente do Conselho Europeu.

Coincidindo a visita oficial com o primeiro aniversário dos ataques terroristas que atingiram a capital belga e da União Europeia em 22 de março de 2016, o chefe de Estado deslocar-se-á de seguida ao monumento evocativo dos atentados, que vai ser inaugurado nas imediações das instituições europeias, no quarteirão europeu de Schuman, para depositar uma coroa de flores em memória das vítimas dos ataques, que mataram 32 pessoas.

À tarde, o Presidente da República será recebido em audiência pelo Rei Filipe da Bélgica, após o que rumará ao Parlamento Europeu, onde tem prevista uma audiência com o novo presidente da assembleia, Antonio Tajani, e um encontro com os eurodeputados portugueses.

No Parlamento, Marcelo Rebelo de Sousa efetuará uma breve visita à biblioteca do Parlamento Europeu, com passagem pela sala de leitura "Lucas Pires" e visitará uma exposição de pintura de oito artistas açorianos, aponta a nota de agenda divulgada pelo Palácio de Belém.

Ao final da tarde, o Presidente da República deslocar-se-á à sede da Comissão Europeia, onde terá um encontro bilateral com o presidente do executivo comunitário, Jean-Claude Juncker, que o convidou ainda para um jantar no qual participarão vários comissários europeus, e que encerrará o programa da sua visita a Bruxelas.

Desde que iniciou o seu mandato, em 09 de março do ano passado, esta será a 22.ª deslocação ao estrangeiro de Marcelo Rebelo de Sousa, tendo uma das primeiras sido uma visita ao Parlamento Europeu em Estrasburgo, França.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório