Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Ministério quer pôr professores sem horário de mala às costas

Na proposta do novo sistema de requalificação, o Ministério da Educação quer, já a partir de Setembro, ter o poder de colocar os professor com horário zero em qualquer escola do País, sem que para tal seja tido em conta o estabelecimento de origem ou seja necessário um concurso. O Governo fundamenta a medida alegando o “interesse público” da mesma, avança o Diário Económico.

Ministério quer pôr professores sem horário de mala às costas
Notícias ao Minuto

09:35 - 22/05/13 por Notícias Ao Minuto

País Educação

Numa reunião conjunta entre os sindicatos da Educação e os secretário de Estado da Administração Escolar, João Casanova, e o da Administração Pública, Hélder Rosalino, vai ser discutida amanhã (quinta-feira) uma proposta que permite ao Ministério da Educação colocar os professores com horário zero (sem turma atribuída) em qualquer escola do País, sem ter em conta o seu lugar de origem e sem qualquer concurso.

Refere o Diário Económico que esta é uma das propostas do Governo para o novo sistema de requalificação, também designado de mobilidade especial, e que até agora excluía os professores.

De acordo com o documento enviado aos sindicatos do sector, o Governo passa a ter este poder, de colocar os docentes sem horário em qualquer escola do País, tendo em conta o “interesse público decorrente do planeamento e organização da rede escolar”.

Saliente-se que, actualmente, os professores que têm vínculo a um quadro de escola só podem ser sujeitos ao regime de mobilidade dentro do mesmo concelho. O que deixará de acontecer caso a nova proposta do Governo seja aceite.

De referir ainda que, além da mobilidade, estes docentes serão alvo de um corte salarial, entre os 33% e os 53%, no caso de estarem no topo de carreira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório