Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Programa brasileiro investigado por piadas racistas sobre portugueses

O programa humorístico brasileiro 'CQC' está a ser alvo de uma investigação pelo Departamento de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância de São Paulo depois de um episódio, ocorrido durante o campeonato da Europa de 2012, em que são feitas algumas piadas de mau gosto com os portugueses. Os apresentadores pediram, entretanto, desculpa mas de forma irónica, lembrando que fazem piadas sobre portugueses desde “1500 e só agora começaram a perceber”.

Programa brasileiro investigado por piadas racistas sobre portugueses
Notícias ao Minuto

09:00 - 22/05/13 por Notícias Ao Minuto

País Notícias

O programa brasileiro CQC, cujos moldes são muito semelhantes a um que já esteve no ar na televisão nacional, o ‘Caia Quem Caia’, está a ser alvo de uma investigação pelas autoridades do país. Em causa estão queixas de racismo que chegaram ao Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo depois de uma reportagem feita durante o jogo Portugal-República Checa, no Euro2012.

“A nossa associação recebeu muitas queixas, não só de portugueses mas [também] de luso-brasileiros que ficaram chocados com o tom extremamente debochado da matéria”, justifica o presidente António de Almeida e Silva, em declarações ao Diário de Notícias (DN).

No vídeo, um dos humoristas e apresentadores do programa pergunta a uma cidadã portuguesa se pode fazer um teste que consiste em verificar se a jovem tem “bigode”. Na mesma reportagem, o indivíduo refere-se aos portugueses como “burros”.

As conclusões da investigação ainda são desconhecidas mas, ainda no ano passado, os apresentadores do CQC pediram ironicamente desculpa no programa, justificando que “nós fazemos piadas de vocês [portugueses] desde 1500 e só agora vocês começaram a entender”.

Ao DN, Pedro Fernandes, à data um dos apresentadores do mesmo programa em Portugal, referiu que os ‘colegas’ “só podem ser culpados por abuso de clichés”, sublinhando que o objectivo do CQC “é picar sem passar a barreira da ofensa”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório