Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Cinco milhões de portugueses têm peso a mais

Em Portugal existem 5 milhões de pessoas com excesso de peso ou obesidade declarada. 150 mil necessitam de cirurgia, mas até dar entrada no bloco operatório pode estar uma espera de 12 a 18 meses. Este sábado assinala-se o Dia Nacional da Luta contra a Obesidade.

Cinco milhões de portugueses têm peso a mais
Notícias ao Minuto

07:57 - 18/05/13 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

A obesidade é uma das doenças que mais afecta a população mundial e é aquela que piores males porta. É responsável por 55% dos casos de hipertensão na Europa, 80% dos casos de diabetes tipo 2 e ainda por 35% da doença isquémica cardíaca. Os números são alarmantes mas Portugal já entrou nesta onda.

Contam-se cerca de cinco milhões de portugueses com excesso de peso ou já obesos. As campanhas de prevenção parecem estar a falhar, mas a Associação de Doentes Obesos e Ex-Obesos de Portugal (Adexo) acusa o Ministério da Saúde de dificultar ou mesmo cortar o acesso às consultas da especialidade nos hospitais, escreve o Jornal de Notícias.

Em Portugal, 150 mil pessoas são legíveis de realizar uma cirurgia de obesidade, mas o tempo de espera é extenso e até dar entrada no bloco operatório pode estar um período de 12 a 18 meses. Em causa está uma portaria, de 2012, que integra tais cirurgias nos programa-contrato dos hospitais, e quando o tempo de espera se torna demasiado extenso, é dado ao utente um cheque para que a operação seja feita numa unidade privada.

Contudo, segundo Carlos Oliveira da Adexo, o Ministério da Saúde baixou o valor de cada cheque, e as unidades privadas recusam-se a operar por um preço tão baixo, o que deixa milhares de utentes obesos sem resposta.

Por seu turno, o presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, Davide Carvalho, defende que “os hospitais estão a cumprir o programa”, apesar de admitir que neste momento estão “150 mil doentes candidatos a cirurgia de obesidade”, avança o JN.

Em Portugal, 15% da população é considerada obesa e 36% vive com excesso de peso. As crianças são as que mais sofrem com este mal: a prevalência da doença é de 30%, o que faz com que Portugal, a par de Malta, seja um dos países europeus onde a o obesidade infantil é mais frequente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório