Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Empreiteiros têm dificuldades em cumprir as nossas obras, diz Fernando Ruas

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, garantiu hoje que o concelho não tem obras paradas por falta de verbas e justificou alguns atrasos com as dificuldades que os empreiteiros sentem para as executar.

Empreiteiros têm dificuldades em cumprir as nossas obras, diz Fernando Ruas
Notícias ao Minuto

15:21 - 16/05/13 por Lusa

País Autarca

"É quase uma lotaria admitir um empreiteiro que leve uma obra até ao fim. Os empreiteiros sentem dificuldades em cumprir as nossas obras, mesmo com dinheiro na mão", admitiu.

Durante uma reunião que juntou presidentes das 34 juntas de freguesia do concelho, no Museu do Quartzo, o autarca viseense sublinhou que alguns empreiteiros estavam habituados a recorrer ao crédito para conseguirem executar as obras.

"O que fazia andar os empreiteiros era o banco e quando a Câmara pagasse iam lá devolver. Como agora já não têm essa torneira aberta, dependem só da Câmara", lamentou.

O também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) apontou como exemplo o parque de estacionamento que está a ser construído junto à fonte cibernética de Viseu.

"Esta obra só não está concluída porque temos de adiantar o dinheiro ao empreiteiro para as massas betuminosas", alegou, acrescentando que se passassem ao empreiteiro que ficou na segunda posição aquando do concurso público, o processo demorariam ainda mais tempo, para além de ficar mais dispendioso.

Na mesma situação está o espaço infantil que está a ser construído no Parque Urbano de Santiago.

O presidente da Junta de Freguesia de S. José, Dário Costa, pediu celeridade para a conclusão desta obra que ainda não está disponível porque "há um desfasamento entre os equipamentos com que o empreiteiro concorreu e os que quer agora fornecer".

Fernando Ruas defendeu que não pode aceitar que o empreiteiro tenha concorrido com determinada marca de equipamentos e agora ponha lá outra.

"Uma (marca) custa 10 e a outra 100. Só temos de obrigar a colocar aquilo com que concorreu, porque se assim não fosse até nem poderia ter sido ele, mas outro, a ganhar o concurso", justificou.

Aos jornalistas, recordou ainda que "a obra de Alcafache está atrasada" pelos mesmos motivos, embora tenham feito tudo para que entrasse em funcionamento antes da época balnear.

"Uma coisa garanto: não há nenhuma obra parada por a Câmara não cumprir os seus compromissos. Nem uma.", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório