Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Alumínio torna imprópria água em Abrantes

Concentração de alumínio superior ao valor recomendado foi detectada na água fornecida pelo Sistema Público de Abastecimento de Bemposta, Abrantes, tornando-a imprópria para consumo, informou esta segunda-feira a Câmara Municipal.

Alumínio torna imprópria água em Abrantes
Notícias ao Minuto

17:30 - 13/05/13 por Lusa

País Autarquia

Em comunicado, a Câmara Municipal de Abrantes informa que o abastecimento de água potável será assegurado à população pelos bombeiros municipais, tendo aconselhado que, até que a situação se regularize, as cerca de 2.200 pessoas que vivem em Bemposta não bebam nem confeccionem alimentos com a água do sistema publico.

A presidente da autarquia, Maria do Céu Albuquerque, disse à agência Lusa que os valores elevados de alumínio "podem afectar especialmente pessoas com problemas renais", tendo adiantado que o problema "deriva de causas naturais e não resulta de nenhuma questão relativa ao tratamento" da água.

"O alumínio está presente nos solos e as condições climatéricas, aliadas ao aumento progressivo dos caudais durante o período das chuvas, tiveram forte impacto no nível freático da zona envolvente, arrastando o alumínio para os lençóis de água", disse Maria do Céu Albuquerque.

A autarca disse que a situação "resolve-se por si, é uma questão de tempo até os níveis normalizarem", adiantando que, "como medida preventiva", os serviços municipalizados vão instalar um sistema com filtro que irá permitir corrigir esta situação.

"É um investimento que ronda os 100 mil euros mas vamos instalar estes filtros para que, se o problema voltar a surgir, as suas implicações possam ser minimizadas", disse.

Céu Albuquerque alertou a população para que, "em qualquer circunstância, não seja utilizada a água de nascentes, fontanários ou poços", uma vez que, ao contrário da rede pública, aquelas águas não são controladas.

"Os Serviços Municipalizados de Abrantes estão a monitorizar a situação e assim que se regresse aos valores regulamentares daremos conhecimento à população", disse a autarca, tendo acrescentado que o abastecimento público continuará a ser feito na freguesia.

"A água poderá continuar a ser utilizada na higiene pessoal, em lavagens, nas regas e outros usos que não impliquem a ingestão", explicitou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório