Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Pela primeira vez em 35 anos digo que a democracia está em causa"

O sociólogo António Barreto mediu o pulso à situação do País na antena da SIC Notícias, esta quinta-feira à noite, considerando que está mais fraco do que nunca. “É a primeira vez em 35 anos que digo que a democracia pode estar em causa”, declarou, diagnosticando débil saúde ao Estado Social que, até aqui, era “o cimento” do sistema democrático do País.

"Pela primeira vez em 35 anos digo que a democracia está em causa"

“O Estado Social foi uma espécie de cimento da democracia e o Estado Social está a ser desgastado”. É desta forma que o sociólogo António Barreto sintetiza a ideia de que a democracia em Portugal está em risco. Vai mais longe, aliás, ao afirmar que “é a primeira vez em 35 anos” que sente que o sistema democrático “está em causa”.

“A fractura entre o PS e o PSD é cada vez maior”, assinalou Barreto, que falava na antena da SIC Notícias, lembrando que “tudo começa em pequenino”, como tal, começam já a haver “alguns elementos” que podem indiciar “o colapso das instituições”.

E forneceu um exemplo, em seu entender, paradigmático. “A Justiça é o sangue da democracia, o sangue da Liberdade, é o fundamental. E parece ser a última coisa na qual o legislador pensa quando quer fazer alguma coisa de importante para o País”, sublinhou.

Para o sociólogo, os políticos demonstram “cada vez menos seriedade” e estão a mexer em pedras basilares da sociedade democrática, como o princípio da “confiança” e o da “não retroactividade das leis”, reportando-se aqui, em concreto, à medida anunciada pelo secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, relativamente ao corte de 10% nos rendimentos dos pensionistas.

Relativamente à taxa de 17,7% de desemprego em Portugal, registada no primeiro trimestre do ano, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas hoje divulgados, António Barreto comentou que estes números são “uma enormidade” e que “o desemprego é uma espécie de fatalidade que se está a enraizar”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório