"Exames da quarta classe fazem lembrar Estado Novo"

O especialista em Ciências da Educação, Rui Santiago, lança duras críticas ao regresso das provas para alunos do primeiro ciclo do ensino básico, referindo, em declarações ao semanário Expresso, que estes exames “fazem lembrar o Estado Novo” e que só podem ser bons para os psiquiatras, que “daqui a alguns anos podem ter mais alguns clientes”.

--

©

Notícias Ao Minuto
06/05/2013 13:03 ‧ 06/05/2013 por Notícias Ao Minuto

País

Especialista

"Estão de volta os exames e imagino a angústia que as crianças estão a sentir. Ao fim de quatro anos de escolaridade, fazer estes exames só pode ser bom para os psiquiatras. Daqui a alguns anos podem ter mais alguns clientes”. Assim resume o especialista em Ciências da Educação da Universidade de Aveiro, Rui Santiago, a iniciativa que sujeita os alunos da quarta classe a provas nacionais.

"Para os miúdos nem sempre são experiências positivas. Faz lembrar o Estado Novo", comenta, ainda Rui Santiago, em declarações ao Expresso, defendendo também que o Governo deveria estar mais preocupado em "não deixar ninguém para trás, não desistir das pessoas".

Refira-se que o primeiro exame, de Português, se realiza já amanhã, sendo que o de Matemática está agendado para a próxima sexta-feira, dia 10.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas