Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Proteção Civil alerta para agravamento do tempo nos Açores

A Proteção Civil dos Açores alertou hoje para um agravamento do estado do tempo, devido a uma zona depressionária complexa, que deverá provocar chuva e vento nas nove ilhas, abrangidas por um aviso amarelo na quinta-feira.

Proteção Civil alerta para agravamento do tempo nos Açores
Notícias ao Minuto

13:13 - 30/11/16 por Lusa

País Mau tempo

Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo -- o segundo menos grave de uma escala de quatro - para as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) vai vigorar entre as 08:00 e as 14:00 locais (mais uma hora em Lisboa), devido à precipitação e ao vento de direção sul/sueste.

No caso do grupo Central (Terceira, Graciosa, Faial, São Jorge e Pico), o aviso amarelo referente a precipitação vigora entre as 11h00 e as 20h00 de quinta-feira.

Estas ilhas vão estar ainda sob aviso amarelo relativo ao vento, direção de leste/sueste, entre as 14h00 e as 23h00.

Para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), o aviso, motivado pela chuva, está ativo entre as 14h00 e as 20h00.

Face a estas previsões meteorológicas, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, como a consolidação de telhados, portas e janelas, evitando a circulação sem necessidade.

A Proteção Civil aconselha ainda atenção às recomendações difundidas pela rádio.

"Não contribua para a divulgação de boatos, siga sempre as recomendações dos agentes das autoridades presentes, eles estão nos locais para os ajudar", refere.

O aviso amarelo representa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório