Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal na cauda da Europa no acesso a fármacos biológicos

Portugal está na cauda da Europa no que respeita ao acesso aos fármacos biológicos para tratamento da artrite reumatóide, revela um estudo divulgado esta quarta-feira pela organização do simpósio de reumatologia que começa quinta-feira, em Espinho.

Portugal na cauda da Europa no acesso a fármacos biológicos
Notícias ao Minuto

13:40 - 01/05/13 por Lusa

País Artrite reumatoide

O estudo foi publicado no European Journal of Health Economics e envolveu reumatologistas e especialistas em epidemiologia e fármaco-economia europeus.

Os autores compararam a prescrição de fármacos biológicos em 15 países da Europa, Portugal inclusive, e concluíram que no nosso país a percentagem de doentes com artrite reumatóide tratados com fármacos biológicos situa-se nos sete por cento, aproximadamente 12 pontos abaixo da média nos restantes 14 países analisados pelos autores (Irlanda, Holanda, Noruega, Suécia, Bélgica, Suíça, Áustria, Dinamarca, Espanha, França, Finlândia, Reino Unido, Alemanha e Itália).

Segundo a reumatologista Anabela Barcelos, "a artrite reumatóide é uma doença sistémica grave que se não for precocemente diagnosticada e tratada, tem elevado impacto socioeconómico".

"Após 10 anos de doença, 50% dos doentes podem estar incapacitados para o trabalho se não forem adequadamente tratados assim como pode ficar reduzida a esperança média de vida, entre três a sete anos", salienta a especialista.

A artrite reumatóide é uma doença reumática de natureza inflamatória que afecta cerca de 40 mil portugueses e dois milhões de europeus.

Esta doença causa dor, inchaço, rigidez nas articulações, e limitação de movimentos e afecta principalmente as mãos e os punhos mas também pés, tornozelos ombros, cotovelos, pescoço, joelhos e ancas.

O Simpósio Hot Topics In Rheumatology - Lacunas no Diagnóstico, Referenciação e Tratamento dos Doentes com Artrite Reumatóide em Portugal vai realizar-se entre quinta-feira e sábado, no Centro Multimeios em Espinho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório