Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Moura Guedes 'cospe fogo' para o lado de Judite

A polémica jornalista e ex-subdirectora da TVI Manuela Moura Guedes não poupa nas críticas que faz à directora-adjunta do canal de Queluz. Na página do Facebook da antiga apresentadora do Jornal Nacional de Sexta pode ler-se um rol de comentários às amizades e atitudes da actual responsável da TVI e nenhum deles é simpático. Pelo contrário, Moura Guedes acusa mesmo Judite de Sousa de gerir "politicamente os seus jornais televisivos a favor do marido [Fernando Seara]".

Moura Guedes 'cospe fogo' para o lado de Judite
Notícias ao Minuto

09:00 - 29/04/13 por Notícias Ao Minuto

País TVI

Manuela Moura Guedes mais do que critica Judite de Sousa e considera que o caso da jornalista Ana Leal, obrigada a abandonar as instalações da TVI na sexta-feira, é prova de que a actual directora-adjunta favorece o marido.

“Confesso que não achei possível Judite de Sousa fazer tábua rasa dos mais elementares valores, já nem me refiro aos que norteiam o jornalismo, mas os que regem qualquer pessoa de bem, e castigar uma jornalista (excelente) que a única coisa que fez foi querer saber porque é que a Directora retirou uma peça sua do alinhamento do jornal sem ter dado qualquer explicação”, escreve Moura Guedes.

A ex-subdirectora da TVI, explica que “em vez da peça da Ana Leal pôs uma peça sem qualquer importância sobre a limpeza da Mata de Sintra, uma área que, é da responsabilidade do marido, Fernando Seara”.

Para Moura Guedes, “este é apenas um dos muitos casos em que a Dra. Judite (como faz questão de ser tratada) gere politicamente os seus jornais televisivos a favor do marido e não só”. E acrescenta: “Se há coisa que foi fazendo bem ao longo da sua carreira foi a gestão de “amigos úteis”.

A antiga jornalista da TVI escreve ainda, no mesmo tecto, que lhe ligaram na sexta-feira do Diário de Notícias a pedir um comentário à ‘expulsão’ de Ana Leal, mas que como Moura Guedes criticou Judite de Sousa a sua declaração não constou.

“Ela [Judite de Sousa] e Joaquim Oliveira [dono da Controlinveste que detém o jornal] são muito amigos, visitas de casa, viagens juntos, sei lá. Ora Marcelino (o director), aquele que defendeu Sócrates até ele estar de saída, faz sempre o que o chefe manda, qualquer chefe, e, fazendo eu críticas ao comportamento da Dra Judite a coisa ia ficar complicada, ou seja, censurada”, refere Moura Guedes, acrescentando que “Marcelino ou alguém por ele fizeram-me desaparecer. Já é costume, só que desta vez foi para poupar a pobre Dra. Judite tão ofendida na sua imagem que exigiu a ‘cabeça’ de Ana Leal”.

Fazendo uma comparação entre as duas jornalistas, Moura Guedes sublinha que “por muitos anos que viva, a Dra. Judite de Sousa nunca terá o faro e o talento que a Ana Leal, que também é Dra, tem”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório