Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Viver numa casa de luxo sai mais barato do que em bairro social

Cerca de mil moradores de cinco bairros sociais em Guimarães queixam-se do aumento de renda “brutal e injusto”, que dizem ser na ordem dos 6000%, escreve o Jornal de Notícias. De acordo com estes habitantes, as moradias de luxo do Parque do Infante, na mesma cidade, têm rendas mais baixas.

Viver numa casa de luxo sai mais barato do que em bairro social
Notícias ao Minuto

09:59 - 28/04/13 por Notícias Ao Minuto

País Rendas

Em Guimarães, os moradores de cinco bairros sociais alegam que um dos complexos de luxo da cidade, o Parque do Infante, tem casas com rendas mais baratas do que aquelas a que estão sujeitos com o aumento das rendas.

Os moradores, cerca de mil, fizeram uma marcha de protesto este sábado contra o aumento “brutal e injusto” de rendas, que o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) está a levar a cabo. A manifestação terminou junto à câmara de Guimarães, com a entrega de uma moção que se pretende que chegue ao primeiro-ministro.

De acordo com o Jornal de Notícias, o documento contesta que “as rendas técnicas subam 6000%” em três anos.

Paulo Gonçalves, membro de uma das associações promotoras da marcha, garante que há pessoas nos bairros sociais a pagarem “rendas superiores a 300 euros, enquanto no Parque do Infante há moradias de luxo com rendas mais baixas”.

Questionado sobre o assunto, o IHRU sublinha que existem bairros onde as rendas não eram actualizadas há mais de 30 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório