Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Governo da Madeira reforça apoio aos bombeiros com 65 mil euros

O Governo Regional da Madeira formalizou hoje, no Funchal, a entrega de um apoio de 65 mil euros às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, que representam sete corporações, verba destinada à manutenção e substituição de equipamentos.

Governo da Madeira reforça apoio aos bombeiros com 65 mil euros
Notícias ao Minuto

16:32 - 19/10/16 por Lusa

País Voluntariado

"Este ano já fizemos contratos-programa no valor de 1,7 milhões de euros e já atribuímos vários equipamentos às corporações", explicou a secretária regional da Inclusão e Assuntos Socais, Rubina Leal, que tutela o setor da Proteção Civil.

A governante sublinhou que o novo apoio representa um reforço daquela verba, tendo em conta a necessidade de substituir e fazer a manutenção dos equipamentos danificados na sequência dos incêndios que atingiram a Madeira no princípio de agosto.

"Temos aqui todas as associações de bombeiros voluntários, mas, posteriormente, iremos também atribuir verbas às corporações de bombeiros municipais", afirmou Rubina Leal.

Na região autónoma existem apenas três corporações municipais, nomeadamente nos concelhos do Funchal, Santa Cruz e Machico.

"Este ano, também já foram atribuídas duas viaturas ligeiras de combate aos incêndios à corporação da Ribeira Brava e à de Câmara de Lobos e está em andamento um novo concurso para a aquisição de dez ambulâncias, que serão distribuídas pelas corporações, incluindo a Cruz Vermelha Portuguesa", explicou.

A secretária da Inclusão e Assuntos Socais recordou, por outro lado, que os bombeiros asseguram não apenas o socorro, mas também a pré-emergência hospitalar, conjuntamente com a Equipa Médica de Emergência Rápida (EMIR).

Rubina Leal salientou que, por isso, é fundamental que os operacionais tenham "formação adequada", bem como os meios e recursos necessários para fazer face à segurança da população.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório