Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Retomadas buscas para encontrar turista desaparecida na ilha das Flores

As buscas para encontrar uma turista desaparecida na terça-feira no mar da ilha das Flores, nos Açores, foram hoje retomadas às 08:00 locais (mais uma hora em Lisboa), disse o capitão do porto de Santa Cruz das Flores.

Retomadas buscas para encontrar turista desaparecida na ilha das Flores
Notícias ao Minuto

09:33 - 19/10/16 por Lusa

País Açores

Segundo Rafael da Silva, além da embarcação da Autoridade Marítima, está no local um helicóptero da Força Aérea Portuguesa, sendo que em terra as buscas contam com elementos da Polícia Marítima e dos bombeiros.

"Estamos a avaliar se o estado do mar melhora para a eventual utilização de uma embarcação dos bombeiros", afirmou Rafael da Silva, explicando que as buscas vão centrar-se "na orla costeira, na costa oeste da ilha das Flores".

O alerta para o desaparecimento, na Fajã Grande, foi dado por um familiar às 15:20 de terça-feira.

"Foi contactado o 112, que informou o Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada. Começámos a deslocar meios e às 15:45 chegámos à área de busca", referiu Rafael da Silva.

Nesse dia, foi empenhada uma embarcação da Autoridade Marítima, mas dado o estado "muito alteroso não houve condições" para o trabalho de outras embarcações, adiantou o mesmo responsável.

O capitão do porto de Santa Cruz das Flores salientou que este "incidente resulta de um comportamento perigoso, em concreto a entrada no mar quando este se encontrava muito alteroso", com quatro metros de vaga.

Rafael da Silva apelou a um "extremo cuidado com o mar", referindo que se aproxima o inverno, "com tempo tempestuoso, vento forte, agitação marítima muito significativa", pedindo às pessoas que evitem frequentar zonas na orla costeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório