Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Suíça tem "o bom modelo" de ensino profissional

O ministro dos Negócios Estrangeiros considerou hoje que a Suíça tem "o bom modelo" de ensino profissional e defendeu que Portugal deve fazer uma aproximação a esse modelo no que respeita à participação das empresas.

Suíça tem "o bom modelo" de ensino profissional
Notícias ao Minuto

12:08 - 18/10/16 por Lusa

País Santos Silva

Augusto Santos Silva falava aos jornalistas depois de ouvir o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerar que se deve olhar para as vantagens do modelo suíço, no final de uma visita a uma empresa nos arredores de Berna que dá formação a alunos a partir dos 15 anos que optaram pela via de ensino profissional.

"Esta experiência a que aqui assistimos é exatamente igual à experiência dos cursos profissionais em Portugal. E a decisão do atual Governo de terminar com cursos vocacionais para 12 anos de idade aproximou o modelo português do modelo suíço, que é o bom modelo", começou por afirmar o ministro.

Na Suíça, "a partir de nove anos de escolaridade comum para todos, as pessoas podem optar entre um ensino de natureza mais científica ou humanística ou um ensino de natureza mais vocacional ou profissional", descreveu.

Em seguida, Augusto Santos Silva referiu que "o que acontece na Suíça é que as empresas estão muito mais envolvidas no ensino profissional do que em Portugal", acrescentando: "E esse é um caminho que nós temos de fazer de aproximação".

"Nós temos hoje nos cursos profissionais estágios que são muito interessantes feitos nas empresas. Mas aqui desde o início do curso que uma parte considerável da formação é feita logo em contexto de trabalho. Portanto, o que nós temos de trazer é as nossas empresas para participar mais nos nossos cursos profissionais ou, em inglês, no 'vocacional training'", defendeu.

Foi o próprio Presidente da República quem sugeriu que o ministro dos Negócios Estrangeiros falasse sobre este assunto, depois de dizer que a formação profissional suíça de que esta empresa é um exemplo "não é o que estava previsto em Portugal" pelo anterior Governo PSD/CDS-PP, em que a escolha "era muito mais cedo, era precoce".

"O senhor ministro depois completará", declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório