Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Faltam enfermeiros no novo hospital de Vila Franca de Xira

O novo hospital de Vila Franca de Xira, que queria apostar na área da obstetrícia, não tem enfermeiros para cumprir esse objectivo. No turno da noite, há apenas um enfermeiro disponível na urgência de obstetrícia, sem qualquer apoio, revela o dirigente sindical, Rui Marroni, em declarações à Rádio Renascença.

Faltam enfermeiros no novo hospital de Vila Franca de Xira
Notícias ao Minuto

13:05 - 26/04/13 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

Um mês depois de ter sido inaugurado, o novo hospital de Vila Franca de Xira debate-se com um problema: falta de enfermeiros. Em declarações à Renascença, o dirigente sindical Rui Marroni dá o exemplo da unidade de ginecologia obstetrícia, onde apenas um enfermeiro faz o turno da noite.

“A urgência de obstetrícia só tem um enfermeiro especialista e que carece de apoio numa situação de emergência [porque] não tem um colega nem um auxiliar que possa dar algum apoio mínimo que seja necessário”, destaca o sindicalista, alertando que “tem de haver uma equipa sempre prevenida para as situações de maior afluxo, o que não tem acontecido”.

Rui Marroni esclarece que “a enfermaria de ginecologia (…) tem neste momento 30 doentes” e “apenas” três enfermeiros, dois no turno da manhã e da tarde é só um no turno da noite, “o que é manifestamente insuficiente”.

Apesar de terem sido contratados cerca de 70 enfermeiros, o sindicalista explica que esses profissionais serviram para colmatar carências antigas. Por isso, apela a que sejam denunciadas todas as situações que ponham em causa as condições de trabalho no Hospital de Vila Franca de Xira, que cobre os concelhos de Vila Franca, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Benavente, um total de 245 mil pessoas.

De salientar que uma das apostas deste hospital era na área de obstetrícia, com o objectivo de realizar dois mil partos até ao fim do ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório