Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Sentença de anestesista conhecida hoje em Mirandela

O médico anestesista acusado de falta de assistência a uma doente que acabou por morrer, em Mirandela, conhece esta segunda-feira a sentença do processo judicial em que a família da vítima reclama 200 mil euros de indemnização.

Sentença de anestesista conhecida hoje em Mirandela
Notícias ao Minuto

11:43 - 22/04/13 por Lusa

País Justiça

O julgamento começou há três meses no Tribunal de Mirandela, Distrito de Bragança, e o Ministério Público pediu, nas alegações finais a condenação do anestesista a uma pena de cinco anos de prisão suspensa.

A doente, de 40 anos, morreu durante o recobro de uma operação à tiróide, a 7 de Dezembro de 2006, no hospital de Mirandela, com complicações pós operatórias, que se desenvolveram enquanto o médico anestesista, responsável peça vigilância, se ausentou para ir almoçar.

O profissional, José Alberto de Carvalho, de 68 anos, que já não exerce funções naquela unidade hospitalar, responde pelo crime de recusa de médico punido com uma pena até cinco anos de prisão, agravada em um terço se resultar a morte ou ofensa à integridade física.

A família da vítima, que era casada e tinha dois filhos menores, pede uma indemnização de 200 mil euros, sendo reclamado ao arguido e solidariamente ao hospital, através da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, a responsável pelas unidades de saúde do Nordeste Transmontano.

A Inspecção Geral das Actividades da Saúde (IGAS) arquivou o processo que abriu ao caso, por não ter encontrado nexo de causalidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório