Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Tribunal decide em Maio suspensão do fecho da MAC

A presidente do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), Teresa Sustelo, afirmou esta sexta-feira que a decisão do tribunal sobre a suspensão do encerramento da Maternidade Alfredo da Costa (MAC) deverá ser conhecida daqui a duas semanas.

Tribunal decide em Maio suspensão do fecho da MAC
Notícias ao Minuto

13:32 - 19/04/13 por Lusa

País Decisão

“Julgo que haverá sentença daqui a duas semanas”, disse Teresa Sustelo aos jornalistas, à margem da tomada de posse do conselho de administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central, a que preside.

A responsável adiantou que o processo está na fase “de audição prévia de cada um dos interessados” e que “está agora a ser ouvida a MAC”.

Em Janeiro, mais de 30 cidadãos interpuseram uma providência cautelar contra o encerramento da MAC, pedindo a manutenção da entidade em "defesa da saúde pública".

Entre os subscritores estão o ex-ministro da Saúde Correia de Campos, o psicólogo Daniel Sampaio e o bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, além de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e utentes da maternidade.

Em causa está a transferência da maternidade para o Hospital D. Estefânia, que, alegadamente, não tem espaço para integrar todos os médicos e equipamento daquela unidade.

A 12 de Dezembro do ano passado, a Ordem dos Médicos (OM) pediu ao ministro da Saúde que divulgasse os estudos técnicos que fundamentaram a decisão de encerrar a MAC.

O pedido surgiu numa carta aberta, três meses depois de a OM ter enviado uma missiva ao ministro Paulo Macedo a pedir esclarecimentos sobre o fecho da maternidade, em Lisboa, e não ter obtido qualquer resposta.

Devido à falta de esclarecimento, a OM decidiu transformar a missiva em carta aberta.

A MAC irá integrar o futuro Hospital de Lisboa Oriental, que deverá abrir em 2016, e receber também serviços dos hospitais de São José, Santa Marta, Curry Cabral, Estefânia, Capuchos e Desterro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório