Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Autarca diz que responsabilizará Cavaco e Governo se mosteiro ruir

O presidente da Câmara de Vila do Conde disse esta quinta-feira que vai "responsabilizar" o Presidente da República e o Governo, caso haja "alguma tragédia" provocada pelo estado de degradação em que se encontra o Mosteiro de Santa Clara.

Autarca diz que responsabilizará Cavaco e Governo se mosteiro ruir
Notícias ao Minuto

14:42 - 18/04/13 por Lusa

País Vila do Conde

"Se houver alguma tragédia, o Presidente da República e o primeiro-ministro serão responsabilizados, não só institucionalmente como pessoalmente", frisou Mário de Almeida, que defendeu que Vila do Conde "não pode ficar" sem aquele imóvel.

O autarca socialista falava à margem de um cordão humano que hoje, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, abraçou o mosteiro de Santa Clara, um edifício construído em 1318 e que se encontra em risco de ruir.

Perante centenas de pessoas que fizeram questão de "abraçar" um dos monumentos mais emblemáticos de Vila do Conde, Mário de Almeida voltou a insistir que o estado em que o imóvel se encontra "põe em risco as vidas humanas, com consequências imprevisíveis e danos irreparáveis".

O autarca lamentou as "audiências, ofícios e telefonemas" infrutíferos, ao longo dos últimos meses, com responsáveis do Governo.

Acrescentou que já enviou ofícios ao Presidente da República, primeiro-ministro e ainda para os ministros adjunto e dos Assuntos Parlamentares, da Justiça e ainda da Economia, mas todos se mostraram "insensíveis a esta situação".

Aliás, recentemente, quando o primeiro-ministro esteve de visita à fábrica de chocolates Imperial, em Vila do Conde, Mário Almeida convidou-o para visitar o espaço, mas Pedro Passos Coelho ter-lhe-á dito que "já conhecia a situação".

Além da degradação que o mosteiro apresenta, o espaço é "diariamente invadido por jovens e marginais que ali se juntam e que até já provocaram incêndios", disse ainda.

Foi em 2002 que foi assinada a conversão daquele espaço, que funcionava como centro educativo para menores delinquentes, em pousada, através de um protocolo realizado entre os ministérios da Justiça e do Ordenamento do Território e da Administração Local.

A câmara comprometeu-se a elaborar o projecto do novo centro educativo, de forma a deixar o mosteiro livre para o Estado o transformar em pousada.

Em Setembro de 2008, o Turismo de Portugal e o Grupo Pestana (proprietário da rede das Pousadas de Portugal) firmaram um contrato para a transformação do imóvel em pousada.

O centro educativo foi inaugurado em 2010, mas o mosteiro permanece fechado até hoje.

Mário Almeida aponta que já perdeu esperança de ver aquele espaço transformado em pousada, mas sugeriu outros fins para o mosteiro, como sejam a instalação de uma escola de hotelaria, o Tribunal de Família ou então a Divisão da PSP da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Quem se juntou à iniciativa de hoje foi o cantor Paulo Praça, do projecto Amália Hoje, que disse à Lusa que o mosteiro "representa a foto real do país em que vivemos".

Natural de Vila do Conde, o músico e cantor fez questão de estar presente neste acto, porque "os artistas devem-se movimentar e mobilizar por estas causas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório