Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 16º

Lei do Tabaco é um fracasso em Portugal

Investigadores irlandeses avaliaram o impacto da lei do tabaco em seis países comparando a diminuição de concentração de partículas nocivas e as conclusões não foram favoráveis ao caso português. Os resultados evidenciam o insucesso na redução do fumo passivo no sector da restauração do País, segundo o i.

Lei do Tabaco é um fracasso em Portugal
Notícias ao Minuto

09:20 - 16/04/13 por Notícias Ao Minuto

País Estudo

A lei actual sobre o tabaco, em vigor desde 2007, não reduziu o suficiente a exposição ao fumo passivo, segundo um grupo de investigadores irlandeses que avaliou o impacto da legislação em seis países. Portugal e Grécia foram os piores classificados.

A pesquisa publicada na revista científica Health Policy revela que houve uma diminuição de 41% das partículas nocivas. “Embora seja significativa, é bastante mais reduzida do que em países que avançaram com proibições totais de fumar em espaços públicos. Na Escócia, a redução foi de 92% e na Irlanda de 83%”, afirma o coordenador do estudo, Mark Ward, citado pelo i.

A recomendação é de que a lei actual seja revista, proposta que o Governo já anunciou estar a preparar. Recentemente, apontou-se como hipótese a proibição global de fumo em espaços fechados e o ministro da Saúde, Paulo Macedo, adiantou ter intenção de proibir o tabaco em carros que transportem crianças.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório