Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

'Linha fantasma' vale 10 milhões mas deixa população a pé

Já existe há mais de cem anos e encontra-se desactivada há seis. A linha férrea da Beira Interior foi abandonada após um investimento de 10 milhões de euros destinados a remodelações que até hoje ainda não foram concluídas. A população continua sem transporte alternativo entre a Guarda e a Covilhã.

'Linha fantasma' vale 10 milhões mas deixa população a pé
Notícias ao Minuto

08:11 - 11/04/13 por Notícias Ao Minuto

País Guarda/ Covilhã

O circuito rodoviário entre a Guarda e Covilhã foi interrompido para a requalificação da linha, mas, seis anos depois, o troço continua abandonado e sem qualquer perspectiva de obras, escreve o Jornal de Notícias.

Há seis anos foi feito um investimento de dez milhões de euros destinado à remodelação integral do troço entre Caria e Belmonte e ao rebaixamento do túnel do Barracão, perto da Guarda, mas sem que nenhum destes processos fosse concluído até à data.

Em declarações ao Jornal de Notícias, o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, diz estar-se “perante um desperdício de recursos públicos”.

Estava marcada para este sábado uma marcha, feita pelos deputados municipais da Covilhã, que defende a reabertura do troço da linha da Beira Baixa até à Guarda. Esta marcha acabou por ser adiada para dia 11 de Maio e os habitantes continuam sem transporte alternativo entre as duas cidades.

Esta ‘linha fantasma’ já custou 10 milhões de euros mas faltam ainda outros 60 milhões para concluir a electrificação entre a Guarda e a Covilhã, já que a linha tem 45 quilómetros mas apenas dez foram requalificados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório