Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Inspectores do Trabalho têm de 'pegar na vassoura'

Há profissionais específicos que todos os dias avaliam as condições que as empresas dão aos seus trabalhadores para se certificarem que está tudo bem. De volta aos seus postos, os inspectores de Trabalho, se querem ir à casa de banho, têm de levar o seu próprio papel higiénico e sabonete, e, se querem as suas instalações limpas têm de pegar na vassoura, avança o jornal i.

Inspectores do Trabalho têm de 'pegar na vassoura'
Notícias ao Minuto

09:20 - 10/04/13 por Notícias Ao Minuto

País Crise

Este é um daqueles casos em que é verdade o ditado que diz: ‘Em casa de ferreiro espeto de pau’. Os inspectores do Trabalho estão a ser obrigados a pegar em vassouras e esfregonas para fazerem a limpeza diária das suas instalações. E, em algumas delegações, estes profissionais têm mesmo de levar de casa material básico como papel higiénico e sabonete.

“Nalguns sítios os funcionários estão a ser pressionados para limpar as casas de banho e os serviços de atendimento ao público. Noutros estão a juntar dinheiro para contratar alguém”, afirmou Carla Monteiro, membro do sindicato destes profissionais, ao jornal i.

No final de Março, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) informou os inspectores que os serviços prestados pelas empresas de limpeza cessavam e que não havia autorização para os renovar.

No entanto, no comunicado que enviou, a ACT reconhecia que a falta destes serviços apresentava “riscos para a segurança e saúde dos funcionários” e adiantava que tinha pedido uma autorização extraordinária para renovarem os contratos ao secretário de Estado do Emprego. Mas até agora nada foi autorizado. E ontem, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, proibiu, através de despacho, a realização de qualquer despesa sem a sua autorização.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório