Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Carteiro 'mete ao bolso' 44 mil euros com extravio de correspondência

Através do extravio de correspondência que continha cartões de multibanco e os respectivos códigos, um carteiro residente em Rio Tinto, Gondomar, conseguiu levantar cerca de 44 mil euros no espaço de um ano.

Carteiro 'mete ao bolso' 44 mil euros com extravio de correspondência
Notícias ao Minuto

08:20 - 09/04/13 por Notícias Ao Minuto

País Gondomar

Responsável pela entrega de correspondência na área do Porto, um carteiro é acusado pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Ministério Público do Porto de violação do segredo de correspondência, abuso de cartão de garantia e burla informática.

O caso remonta a 2008, altura em que foi despedido. No entanto, o carteiro desviava a correspondência bancária dos moradores desde Junho de 2007, escreve o Jornal de Notícias.

Segundo o jornal, o esquema do funcionário dos CTT era simples: desviava, do Centro de Distribuição do Porto, as cartas bancárias que continham cartões de crédito ou de débito, ficando com eles. Depois, aguardava alguns dias até que o banco enviasse uma nova carta com o respectivo código de segurança do cartão, e a partir de aí bastava dirigir-se a um multibanco para fazer o levantamento do dinheiro.

No total saíram 33 pessoas lesadas deste esquema que valeu 44 mil euros a mais na conta do funcionário dos correios, que tinha ainda 4 mil euros guardados num cofre em casa, juntamente com várias cartas e talões.

O carteiro foi detido em flagrante delito pela Polícia Judiciária do Porto após ter feito vários levantamentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório