Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Metade dos professores com atestado médico em 2012

Cerca de 58 mil dos 120 mil professores portugueses esteve pelo menos uma vez em casa, no ano passado, graças a atestado médico. O número do Ministério da Educação, citado pelo Diário de Notícias (DN), “parece exorbitante”, mas “é compreensível se contextualizarmos”, diz o responsável da Federação Nacional da Educação (FNE) que lida com as baixas.

Metade dos professores com atestado médico em 2012
Notícias ao Minuto

08:20 - 08/04/13 por Notícias Ao Minuto

País Educação

Quase metade dos professores portugueses ‘meteu’ baixa em 2012. Dos 120 mil professores, 47 mil apresentou um atestado médico por doença, e a estes somam-se dez mil que estiveram de baixa por doença continuada, e que foi renovada pelo menos uma vez.

O sindicalista Alexandre Dias, da FNE, admite que os números possam ser exorbitantes, mas atribui-os ao contexto actual. “É normal, em situações de stress, que as pessoas quebrem, com efeitos directos na produtividade e assiduidade”, justificou o responsável, citado pelo DN.

Já o sociólogo Luís Graça considera “os números interessantes”, mas alerta que têm de ser vistos “com muita cautela”, acrescentando que “falta o número de dias perdidos para ter ideia da gravidade do problema”.

Para o especialista, a baixa funciona como “uma almofada que amortece as crises individuais”, acrescentando que a Saúde e a Educação são os dois sectores com taxas mais altas.

Apesar de sublinhar que as baixas em Portugal têm de ser certificadas, calcula-se que parte delas seja fraudulenta, como em todas as profissões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório