Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Costa admite recorrer aos tribunais sobre concessão de Carris e Metro

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, admitiu esta quinta-feira contestar judicialmente a intenção do Governo de concessionar a Carris e o Metro, avisando que as duas empresas pertencem ao município, que tem de ser ouvido neste processo.

Costa admite recorrer aos tribunais sobre concessão de Carris e Metro
Notícias ao Minuto

21:38 - 04/04/13 por Lusa

País Autarquia

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, anunciou hoje que a Carris e o Metropolitano de Lisboa vão ter dois contratos de concessão independentes, apesar de serem actualmente uma única empresa.

O anúncio mereceu o repúdio do presidente da Câmara da capital, que se queixou de não ter sido ouvido pelo governante sobre esta matéria.

"O senhor secretário de Estado deve saber que se quer tratar seriamente dos assuntos dos transportes públicos na cidade de Lisboa, tem obrigação de falar com a Câmara Municipal de Lisboa. Caso contrário, utilizaremos os meios jurídicos que temos ao nosso alcance para fazer valer os nossos direitos e não deixaremos de o fazer", avisou.

António Costa, que falava aos jornalistas à margem da inauguração do evento gastronómico ‘Peixe em Lisboa' aplaudiu a posição de Sérgio Monteiro de que as câmaras municipais devem estar cada vez mais envolvidas na gestão dos transportes públicos, uma reivindicação antiga do autarca da capital.

"Vi essa declaração como positiva, agora é preciso ver em que é que se traduz efectivamente essa intenção do senhor secretário de Estado. Ao mesmo tempo, ouvi-o anunciar que pretende dispor de duas empresas que são da Câmara Municipal de Lisboa, sem falar com a Câmara Municipal de Lisboa", disse, referindo-se ao Metro e Carris.

O Governo, sustentou António Costa, "não pode querer simultaneamente ter um maior envolvimento das autarquias e, ao mesmo tempo, entender que dispõe de empresas que são da cidade sem ouvir a cidade e sem ter em conta o que é que a cidade deseja sobre essas empresas".

"Infelizmente, começámos muito bem, mas tem vindo a correr de mal a pior. Ao princípio houve bom diálogo e boa colaboração, mas ultimamente o senhor secretário de Estado diz que nos quer ouvir, mas não nos ouve", lamentou o autarca, a propósito do diálogo com o secretário de Estado dos Transportes.

Questionado pelos jornalistas sobre a saída de Miguel Relvas do Governo, Costa escusou-se a comentar, alegando estar na inauguração de um evento como presidente da Câmara de Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório