Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Nova manifestação no dia 29 contra cortes nos contratos de associação

Os colégios visados pela redução de financiamento por parte do Ministério da Educação voltam a protestar contra os cortes no próximo domingo, com uma manifestação em Lisboa, enquanto mantêm a intenção de responder aos mesmos nos tribunais.

Nova manifestação no dia 29 contra cortes nos contratos de associação
Notícias ao Minuto

22:40 - 22/05/16 por Lusa

País Lisboa

No final de uma reunião que decorreu hoje e juntou vários representantes de visados por esta redução do financiamento, o diretor executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) disse à agência Lusa que os colégios aguardam conhecer o estudo do Ministério da Educação que terá justificado a medida.

A intenção destes estabelecimentos é de, para já, prosseguirem com as matrículas dos alunos, independentemente da lista que o Ministério da Educação (ME) divulgou na sexta-feira dos 40 colégios com contrato de associação que, no próximo ano, poderão abrir turmas de início de ciclo (5.º, 7.º e 10.º ano) financiadas pelo Estado.

De fora ficaram 39 colégios que estão localizados em zonas onde existe oferta de escola pública e que, por isso, vão continuar a receber financiamento apenas pelas turmas que já estão em funcionamento, até que os alunos terminem o ciclo de estudos em que se encontram.

"Temos contratos em vigor que nos permitem e obrigam as matrículas e é isso que vamos fazer. Não desistiremos do nosso direito de educar estas crianças na gratuitidade", afirmou Rodrigo Queiroz e Melo.

As escolas aguardam ainda por conhecer, caso a caso, quais as que não vão ser apoiadas, devendo responder com o recurso à justiça.

"A justiça tomará o seu cargo a resolução do problema", disse.

Garantindo que "pais, professores e alunos estão unidos nesta luta", Rodrigo Queiroz e Melo anunciou uma nova manifestação contra os cortes no próximo domingo, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório